blog_5habitos

5 hábitos que você deve adotar para o cuidado eficaz dos fios

  1. Cuide de você: busque uma rotina saudável.

A saúde dos fios é diretamente ligada à saúde do organismo. Todo esforço para o cuidado com os cabelos é em vão se não houver uma alimentação balanceada ou caso haja uma rotina estressante com poucas horas de sono. A fibra capilar sente e corresponde a tais agressões.

Alguns alimentos são conhecidos como amigos dos cabelos devido aos seus componentes, é uma boa ideia inseri-los na dieta: salmão, sardinhas e castanhas (ricos em Ômega3), espinafres, batatas doce, cenouras, brócolis e morangos (ricos em Vitaminas A e C), amêndoas e nozes (ricos em Zinco), carne de frango e ovos (ricos em proteína), além de feijão, peixes, aveia e iogurtes (ricos em vitamina B12) O resultado não é imediato. Especialistas dizem que leva de 3 a 6 meses para os cabelos sentirem a mudança nos e hábitos  como alimentação e rotina mais saudáveis.

 

3747728143_5a411ea5ed_b

 

  1. Não fique muitos dias sem lavar o cabelo.

Lavar o cabelo dia sim, dia não é um dos melhores conselhos que você pode seguir. Pra quem tem os fios coloridos existe certo receio, afinal quanto mais se lava mais os pigmentos vão embora pelo ralo (literalmente). Mas nada melhor que aplicar um shampoo com PH balanceado (fique atento!) e massagear o couro cabeludo, removendo assim células mortas e aumentando a circulação de sangue nos folículos capilares, resultando em um ambiente muito mais saudável para o crescimento e fortalecimento dos fios e ao contrário do que pensa quem tem os cabelos secos: lavá-los com frequência não irá deixá-los mais secos, é preciso estimular a produção dos óleos naturais e hidratar os folículos, o que acontece quando massageamos o couro junto da utilização CORRETA (é muito importante seguir as instruções de acordo com o rótulo)de produtos específicos para seu tipo de cabelo em dias intercalados.

 

9221510964_80574e511e_k

 

  1. Fuja da alta temperatura!

Nada como um banho bem quentinho! No entanto, a alta temperatura da água que parece ser nossa melhor amiga, é uma vilã para os fios, ela resseca o couro cabeludo e pode causar caspa. Saindo do banho, para secar os cabelos, lá está a alta temperatura novamente… Secar os cabelos molhados com ar quente não é algo tão prejudicial assim, a temperatura ajuda a evaporar a água dos fios. Mas, quando os cabelos começam a secar e você permanece mandando o ar quente sobre eles você começa a evaporar também a hidratação natural presente nos fios. Aí é que mora o perigo! O ideal é, quando os fios já estiverem parcialmente secos, continuar apenas com o ar frio. Desligue o ar quente e diminua também a intensidade do vento até ele secar completamente.

natural

 

 

  1. Seja atento à forma como seca os fios.

O cabelo é feito de fibras, da mesma forma que nossas roupas, caso essas fibras escapem do folículo capilar, não tem volta, elas não podem ser “remendadas” ou mesmo recuperadas. Então colocar a fibra do cabelo em atrito com a fibra do tecido da toalha não é uma boa ideia. Muito menos torcer os fios e deixar a toalha na cabeça! Entra-se em um ciclo vicioso: Os danos causados só poderão ser disfarçados com mais tratamentos químicos que no fim também agridem os fios se usados por muito tempo. O ideal é secá-los com o secador, ou deixar que percam a umidade naturalmente Outra coisa que vale muito prestar atenção é o material de que a toalha é feita, prefira as de algodão 100% ou microfibra e evite as feitas de poliéster, um vilão para os fios.

8413658957_14fd77ba52_h

 

  1. Dê férias para seus cabelos.

 

Assim como você precisa de um tempo na sua rotina pra esfriar a cabeça, descansar e renovar, seu cabelo pede um descanso, evite o secador, a chapinha e o babyliss diariamente, hidrate os fios regularmente e escolha um dia da semana para dar uma folga para seus cabelos respirarem, deixe-o secar naturalmente, permita-se ser você mesma.

 

ferias

Nenhum Comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>